sábado, 19 de fevereiro de 2011

Ministro da Saúde vai a Manaus


Agecom informou que governador vai apresentar as medidas que estão sendo adotadas para conter a epidemia.
Manaus - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estará em Manaus, no próximo domingo, para um encontro com o governador Omar Aziz, que vai apresentar as medidas que estão sendo adotadas para o combate a epidemia de dengue no Amazonas.
Segundo a Agência de Comunicação do Governo (Agecom), na oportunidade também será discutido o apoio do ministério para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypit e o aumento de casos da doença.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), os planos municipais de combate à dengue já foram elaborados pelos nove municípios em situação de emergência em função da doença e entregues ao governador.
As linhas de ação dos planos devem fazer parte das discussões com o ministro Padilha. Os planos incluem estratégias de controle nas áreas de vigilância epidemiológica, atenção ao paciente, controle do mosquito, mobilização social, notificação de casos, capacitação de pessal, interação institucional e coleta de lixo.
Até a última quarta-feira, a Susam havia confirmado oito mortes por dengue, seis delas em Manaus, todas decorrentes dos vírus DEN-1 e DEN-2 da dengue. Outras cinco mortes estavam sob suspeita, em fase de investigação.
O número de casos confirmados em todo o Estado pela Susam (2.240) também é o maior dos últimos dois anos. Em Manaus e Tefé, a situação é epidêmica. Os dois municípios concentram 98% dos diagnósticos. Manaus com 2.020 e Tefé com 183 casos confirmados e outras 1.040 notificações.
Desde 2001 até ontem, foram confirmadas 28 mortes em decorrência da doença, sendo que o maior número de casos ocorreu em 2008, quando oito pessoas morreram por causa da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário