quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Casos de dengue no Pará estão dentro do esperado

O novo Informe Epidemiológico da Dengue no Pará, divulgado pela Sespa nesta quarta-feira (16), aponta a notificação de 4.484 casos da doença no período de 1º de janeiro a 12 de fevereiro de 2011. No entanto, segundo a série histórica dos últimos dez anos, os casos notificados estão dentro do padrão esperado, ficando entre a média e o limite superior.
O Informe também registra queda no número de óbitos suspeitos por dengue, já que nenhum óbito foi notificado na última semana, porém continuam em investigação três mortes em Belém, uma em Castanhal, duas em Tucuruí e uma em Marabá. Ao todo, são nove mortes suspeitas, das quais uma já foi confirmada e outra descartada.
Os municípios com mais casos de dengue notificados são Belém (596), Santarém (321), Novo Progresso (309), Parauapebas (243), Altamira (227) e São Félix do Xingu (217).
Os casos vão sendo confirmados gradativamente, havendo um total, por enquanto, de 469 confirmações em 13 municípios. Os municípios com mais casos confirmados são Altamira (139), Novo Progresso (126) e Tucuruí (122).
A notificação em tempo hábil tem permitido que a Vigilância Epidemiológica realize ações de controle vetorial nos bairros com base nas notificações de casos suspeitos e não de casos confirmados. Assim, os municípios têm sido orientados a identificar os bairros e ruas com ocorrências para realizar as ações de combate aos focos de mosquitos Aedes aegypti.
Além disso, seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Coordenação Estadual de Controle da Dengue está solicitando aos municípios que informem em 24h a ocorrência de casos graves ou suspeita de óbito por dengue. O objetivo é realizar o bloqueio vetorial na área e evitar que mais pessoas fiquem doentes. Até esta quarta-feira (16) foram internados 150 pacientes suspeitos de dengue com complicação, dos quais seis continuam sob avaliação médica. Os demais tiveram alta.
Para o controle da dengue no Pará, a Sespa continua trabalhando em conjunto com as Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde, desenvolvendo as seguintes ações: avaliação epidemiológica semanal dos municípios; apoio às Regionais e Municípios em ações de vigilância epidemiológica; organização da rotina para coleta de amostras para monitoramento da circulação viral; participação na organização da rede assistencial dos 143 municípios para prevenção, suspeição, diagnóstico e manejo clínico de casos de dengue; supervisão, monitoramento e avaliação das ações de prevenção e controle vetorial; e implementação do Plano de Mobilização Social nos 77 municípios de risco ou alto risco de epidemia.
No que tange à Mobilização Social, as ações continuam intensas nos municípios. Até agora, técnicos da Sespa visitaram Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santo Antônio do Tauá, Bujaru, Santa Izabel do Pará, Concórdia do Pará, Tomé-Açu, Vigia, Castanhal, Maracanã, São Francisco do Pará, Bragança, Capanema, Cachoeira do Piriá, Tracuateua, Salinópolis, São João de Pirabas, Ourém, Dom Eliseu, Ulianópolis, Paragominas, Mãe do Rio, Irituia, São Miguel do Guamá e Santa Maria do Pará, para a orientar sobre as estratégias de mobilização dos serviços e da comunidade.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário