sábado, 19 de fevereiro de 2011

Casos de dengue dobram em uma semana e chegam a 65 em Campinas.


O número de casos de dengue confirmados em Campinas dobrou em uma semana e chegou a 65 neste ano, conforme estatística divulgada nesta quinta-feira (17) pela Secretaria Municipal de Saúde. O boletim anterior, divulgado no dia 9, apontavam 33 pessoas com a doença na cidade.
Do total confirmado até agora, 55 são de janeiro e dez de fevereiro. As estatísticas apontam que das pessoas infectadas com a dengue, 45 delas contraíram a doença em Campinas (autóctones) e 20 são casos importados.  
De acordo com os dados da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, a região Noroeste tem a maior incidência da doença, com 18 pessoas com dengue, seguido da área Leste, com 15. As pessoas estão com acompanhamento médico e fazem o tratamento em casa.
Janeiro
A quantidade de casos confirmados em janeiro é menor que a do mesmo período do ano passado, que ficou com 63. "Os números de janeiro podem aumentar pois a identificação das pessoas, até mesmo curadas, pode ser feita até dois meses depois", afirma o coordenador municipal do Programa de Controle da Dengue, André Ribas Freitas.
Em 2010, Campinas confirmou 2.647 casos de dengue, com duas mortes.
Ações
Um mutirão de limpeza e prevenção contra a dengue será feito pela Vigilância em Saúde (Visa) Leste e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no Jardim Líria, nesta sexta-feira (18). Uma equipe com 20 agentes de controle ambiental, comunitários de saúde dos Centros de Saúde (CS) Conceição e Boa Esperança e supervisores de dengue vão percorrer as ruas do local para orientar os moradores e identificar criadouros do mosquito da dengue. 
 

De acordo com o Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan), foram registrados 571 autóctones (com transmissão dentro do Estado) da doença em janeiro nos municípios paulistas. O balanço preliminar da Secretaria de Estado da Saúde aponta que o número em janeiro foi 94,7% inferior ao registrado no mesmo período de 2010, com 10.902. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário