terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

FMT atende mais de 300 pacientes com suspeita de dengue por dia em Manaus

MANAUS- A Fundação de Medicina Tropical (FMT) atende uma média de 377 pacientes com suspeita de dengue por dia em Manaus. O secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim, decidiu na manhã desta terça-feira (15) pelo funcionamento de mais cinco leitos de UTI para pacientes adultos, além recomendar prioridade na assistência aos pacientes com sinais de gravidade, na unidade de saúde. 

“Embora a Fundação esteja atendendo atualmente todos os pacientes que a procuram, a prioridade são os pacientes com sintomas graves e, no caso da dengue, aqueles que tiveram piora no seu quadro de saúde”, disse. Alecrim destacou que as unidades básicas de saúde da Prefeitura de Manaus e os SPAs, tanto da rede estadual quanto da municipal, estão preparados para atender os pacientes com suspeita de dengue. 

“É nestas unidades que devem ser feitos os primeiros atendimentos”. O secretário lembra que 98% dos casos de dengue não evoluem para complicações. “Apenas 2% agravam e podem exigir assistência, inclusive intensiva”, explica. Segundo Alecrim, nas unidades de pronto atendimento o número de consultas médicas está elevado em função das doenças febris. No SPA Eliameme Mady, no Galiléia, e no Pronto-Socorro Platão Araújo, por exemplo, estão ocorrendo mais de 1 mil consultas por dia. 

Para atender a demanda a Susam está operando com mais 400 plantões médicos por mês e reforçou a estrutura de laboratório para agilizar os exames de apoio ao diagnóstico. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus) também ampliou o horário de atendimento de várias unidades de saúde, até as 22 horas



Fonte: http://portalamazonia.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário