quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Manaus tem epidemia de dengue

Com oito mortes por dengue confirmadas e mais cinco suspeitas, a Susam (Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas) anunciou na tarde desta quarta-feira que as cidades de Manaus e Tefé enfrentam uma epidemia de dengue. As mortes são registradas desde janeiro.

Outras sete cidades estão em situação de emergência por causa da doença. Em Manaus, um Comitê de Crise para Prevenção e Controle da Dengue foi instalado para estabelecer medidas e acompanhar a evolução da doença no Estado.
Até anteontem (14), a Susam havia notificado 6.491 casos de dengue no Amazonas. Desses, 4.115 foram confirmados. Em Manaus, a secretaria notificou 1.847 casos da doença, sendo 1.684 confirmados.
Em 2010, foram notificados 8.500 casos, e confirmados 4.182, no Amazonas.
O secretário Wilson Alecrim não foi localizado para falar sobre a epidemia. Segundo a assessoria do órgão, ele estava reunido com o comitê. Em nota, a Susam informou que o foco da ação é na assistência à população e na redução da infestação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Em Manaus, o índice atual da quantidade de mosquitos é superior a 4%, o que indica alto risco de epidemia.
DIAGNÓSTICOS
Das cinco mortes suspeitas, a última foi registrada na madrugada de hoje. Um garoto de nove anos morreu no Pronto-Socorro da Criança, na zona sul de Manaus. O hospital atestou morte por "insuficiência respiratória aguda, choque hipovolêmico e dengue grave".
O pai do garoto disse que o médico que atendeu a criança no Serviço de Pronto Atendimento não diagnosticou a doença. "O médico disse que meu filho estava com gripe. Ele foi medicado com dipirona e outro remédio, e depois foi liberado. Não foi realizado nenhum tipo de exame para atestar a doença", afirmou Albert Marques Nogueira.
Ele disse que a criança foi levada para outro hospital, o Pronto-Socorro da Criança. O garoto apresentava inchaço e não andava, mas não havia vaga para interná-lo na UTI. O menino morreu à 0h45 de hoje.
Fonte: folha on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário