domingo, 23 de janeiro de 2011

Plano emergencial para o combate a dengue no Paraná

Plano emergencial de 90 dias ampliará combate à dengue nas regiões de alerta -

A Secretaria da Saúde reuniu nesta sexta-feira (21) em Curitiba os coordenadores regionais de controle da dengue para discutir o plano emergencial de 90 dias de combate à doença. Nos primeiros 30 dias as ações são voltadas à capacitação de profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento da doença, reforço no uso do “fumacê” para evitar a proliferação do mosquito e as ações de prevenção envolvendo a sociedade civil. 

São 56 municípios em situação de alerta por apresentarem altos índices de infestação predial e alta incidência de casos da doença. Destes, Jacarezinho, Maringá, Foz do Iguaçu, Londrina e Sarandi são os que mais preocupam. No ano passado 263 municípios foram considerados infestados pelo mosquito transmissor da dengue e 165 apresentaram casos confirmados da doença. 

Para fazer o monitoramento constante destes municípios o governo criou a sala de situação da dengue. “Os técnicos regionais estão encarregados de repassar semanalmente a situação dos municípios. A partir destes dados poderemos tomar decisões com mais rapidez”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. A partir de um caso confirmado o Estado orienta o município para que faça o bloqueio da área, seja com “fumacê” ou com mutirão de limpeza, a fim de eliminar os criadouros e assim evitar mais casos da doença. 

A mudança na divulgação dos dados mensais para semanais também foi uma medida emergencial. Toda segunda-feira os técnicos da sala de situação divulgarão um informe com notificações e confirmações de casos por região e municípios. “A população precisa estar ciente da situação. Não queremos repetir os números de 2010, que foi o pior ano para dengue no Paraná”, disse o superintendente. No ano passado mais de 33 mil casos da doença foram confirmados e 15 pessoas morreram. Somente nas duas primeiras semanas de 2011 foram notificados 925 casos da doença em 77 municípios. Destes, sete já foram confirmados no município de Londrina. 

O governo também investiu na capacitação de profissionais de saúde para o diagnóstico e tratamento da doença. Cerca de 750 médicos, enfermeiros e bioquímicos de 221 municípios participaram dos treinamentos em Londrina, Cascavel, Maringá, Toledo e Foz do Iguaçu. Dos cinco municípios de prioridade máxima, apenas Jacarezinho não recebeu ainda a capacitação. O evento está previsto para as próximas semanas. 

Novos materiais informativos foram enviados para todas as regionais. “Estamos estimulando que campanhas sejam realizadas em datas específicas como o carnaval e a volta às aulas”, explicou Paz. Ele sugeriu que ações sejam realizadas em parceria com os municípios e com a comunidade local. 

60 dias – No prazo de dois meses, o governo deve ampliar para 65 o número de municípios que realizam o Levantamento de Infestação Rápido de Aedes Aegypti (Liraa). Atualmente, 25 municípios realizam o levantamento. 

Os municípios infestados também deverão elaborar um plano de contingência, que seja aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Hoje, somente 30% dos municípios têm o plano de contingência. 

A Secretaria da Saúde também está articulando campanhas de informação específicas na mídia para as regiões norte, noroeste e oeste. No prazo de três meses a Secretaria da Saúde vai incentivar a instalação de Comitês Municipais Contra a Dengue nos municípios infestados

Fonte: Agencia de noticias do  estado do paraná 



Formiga, Arcos, Campo Belo, Candeias, Córrego Fundo, Pains e Pimenta estão juntos no combate a dengue

     Na manhã desta sexta-feira (21 de janeiro), representantes das sete cidades que compõe o Cinturão Regional de Combate a Dengue estiveram reunidos no auditório do Cemap – Centro Municipal de Apoio a Aprendizagem – para fazerem um balanço das ações e resultados obtidos em 2010 e para propor novas idéias para a campanha em 2011.




  
  
     
     
“No ano passado foi lançada a proposta do Cinturão para que as cidades pudessem combater em conjunto a Dengue. Em 2010, alguns municípios tiveram grande número de casos. Mesmo com a campanha, os resultados não foram tão bons. É preciso a participação e conscientização da população”, comentou o representante da Gerência Regional de Saúde – GRS - , Magno Luís do Santos.
A abertura da reunião foi feita pelo prefeito em exercício, Antônio Lamounier, que destacou: “Ficamos satisfeitos em ver as cidades unidades para combater a Dengue. Essa é uma doença que só pode ser vencida com a conscientização de todos nós”.
O representante da GRS mostrou alguns dados da doença na região e destacou que 85% dos focos da doença estão nas residências e não em lotes. Em 2010, em Minas Gerais foram diagnosticados 250 mil casos de Dengue e, caso a população não reveja seus atos, esse número poderá dobrar em 2011.
“Infelizmente não estamos reunidos para comemorar a melhora dos índices em nossas cidades, mas estamos aqui para trabalhar contra a Dengue. Quem já sofreu com a doença sabe o quanto é difícil. Precisamos acabar com o mosquito trabalhando junto a população”, comentou a secretária Municipal de Saúde, Luiza Flora.
Durante a reunião foi definido que o Dia D de Combate a Dengue, que ocorre simultaneamente nos municípios de Formiga, Arcos, Campo Belo, Candeias, Córrego Fundo, Pains e Pimenta – componentes do Cinturão – será realizado no dia 25 de fevereiro.
A data foi escolhida por anteceder o Carnaval, que este ano acontece em março.
Ainda no mês de fevereiro, no dia 28, o Cinturão se reunirá mais uma vez para fazer uma avaliação da campanha.
O setor de epidemiologia da Prefeitura de Formiga vem trabalhando desde a primeira semana de janeiro no combate a Dengue e também em busca da conscientização da população. Semanalmente são feitas panfletagens para alertar e orientar os cidadãos sobre o combate ao mosquito transmissor da doença e também visita dos agentes de endemias às residência

Nenhum comentário:

Postar um comentário