domingo, 30 de janeiro de 2011

Ministério da Saúde define comunicação como nova estratégia contra a dengue

s assessores e profissionais de Comunicação dos 16 Estados com risco muito alto de epidemia da dengue em 2011 estivem reunidos, em Brasília, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), com o objetivo de discutir estratégias de mídia e mobilização social contra o avanço da doença.
Profissionais de Alagoas, Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Tocantins, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio de Janeiro marcaram presença.
O I Encontro dos Assessores de Comunicação da Saúde, que ocorreu no Quality & Hotel Suítes Lakeside, é uma continuidade da reunião realizada na semana passada entre o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e os secretários de Saúde dos 16 Estados prioritários e o ministro Alexandre Padilha, no dia 19 de janeiro.
Na programação do primeiro dia, foi realizado uma apresentação do ComunicaSUS, sistema online que reúne comunicadores e profissionais de saúde de todo o Brasil, e palestras sobre os desafios das redes sociais e comunicação de risco e impacto da dengue na comunicação, proferidas pela jornalista e professora do departamento de comunicação em saúde da UnB, Ana Valéria Mendonça, e pelo coordenador de Atendimento e Produção do Ministério da Saúde (MS), Rodrigo Hilário.
Já Lívia Vinhal, consultora do Programa Nacional de Controle da Dengue, Inês Gadelha, da Assistência de Média e Alta Complexidade, e Antonio Augusto Brentano, chefe de Publicidade do MS, fecharam os painéis do segundo dia.
A chefia assessoria de imprensa do MS, Maria de Fátima Lima, falou sobre a importância da mídia espontânea (não-paga) na mobilização da sociedade. “A publicidade é importante mas, para o convencimento da população, o mais importante é o convencimento das redações, dos blogs, dos jornalistas. A matéria tem maior credibilidade junto à sociedade, e faz a diferença na adesão da sociedade à causa”, avaliou.
Alagoas, que esteve representada pelo coordenador de Comunicação da Sesau, jornalista Júlio Cezar, apresentou experiências de campanhas anteriores, na área de assessoria de imprensa e mobilização no combate.
“É um trabalho em parceria com a área técnica e apoio da Secretaria de Estado da Comunicação, com a qual estamos planejando uma campanha educativa contra a dengue. Outro avanço é o uso das redes sociais, imprensa, comunicação interna, marketing e a busca de parceiros, como empresas e órgãos, que são fundamentais para a difusão de informação para a promoção da saúde”, avaliou.
Fonte: Agência Alagoas

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