quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Combate em Minas Gerais 2011

Força Tarefa chega a Uberlândia


     A ForçaTarefa criada pelo Governo de Minas em novembro do ano passado para atuar no combate à dengue chegou hoje (18) a Uberlândia depois de percorrer 14 cidades mineiras com alto grau de infestação pelo mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue. (Betim, Juiz de Fora, Vespasiano, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Belo Horizonte, Ibirité, Sabará, Divinópolis, Contagem, Caetanópolis, Sete Lagoas, Governador Valadares e Teófilo Otoni). Na cidade do Triangulo a ação chamada “bloqueio” teve início no bairro Luizote de Freitas, zona oeste. O trabalho vai até o dia 27 e conta com o apoio de 54 agentes da Secretaria de Estado de Saúde (SSE), quatro mobilizadores, 15 supervisores, três ônibus, vinte bombas costais, seis veículos de apoio e outros 30 agentes municipais. As atividades acontecem simultaneamente em Ituiutaba, Mutum e Itambacuri.

De acordo com o diretor da Gerência Regional de Saúde (GRS), Daltro Catani, a Força Tarefa é necessária, uma vez que a expectativa de notificação da doença para 2011 é de 500 mil casos em todo o estado, o dobro do registrado no ano passado. “Os casos aumentam ano a ano. Para revertemos esse quadro se faz necessário o trabalho do poder público e principalmente da população. É preciso que todos entendam que a dengue é uma doença que mata. Por isso a secretaria usa o conceito ‘Agora é Guerra’ para atingir e sensibilizar as pessoas”, disse Catani.

     Em Uberlândia, o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue é de 3%, três vezes maior que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  Para o coordenador do programa municipal de controle e combate a dengue, José Humberto Arruda, o número é preocupante. “Eliminamos cerca de 180 focos da larva a cada dia. A maioria desses depósitos, cerca de 87%, está dentro das residências. Por isso é preciso que os moradores se mexam e eliminem os focos do mosquito”.

Luizote de Freitas recebeu a equipe

     O bairro Luizote de Freitas, zona oeste de Uberlandia, foi o primeiro a receber a equipe da Força Tarefa de combate à dengue, criada há dois meses pelo Governo de Minas. Anteontem, foi notificado um caso da doença na região. A dona de casa Kenia Greice Rosa, aprovou a iniciativa. “Temos agora que fazer a nossa parte e deixar o quintal sem possíveis criadouros”.

     A definição do trajeto durante os 10 dias de permanência da equipe em Uberlândia será feito com antecedência de doze horas por representantes da secretaria municipal de saúde.  “Temos que atuar imediatamente nos bairros que apresentarem casos suspeitos. Se esperarmos a confirmação da doença ela já terá se propagado e poderá ter feito novas vítimas”, disse José Humberto Arruda, coordenador do programa municipal de controle e combate a dengue.

Próximos locais do dengômetro

     Nos dias 21, 22 e 23 (sexta, sábado e domingo), das 8h às 14h, será instalado na rua Coronel Antonio Alves , esquina com a Pio XII, no bairro Lagoinha, o Dengue Móvel. No local poderão ser feitas trocas de pneus, garrafas pets e latas por materiais escolares. A ação faz parte das atividades da Força Tarefa para diminuir a incidência do mosquito Aedes aegipty em Uberlândia. No mesmo local estará o dengômetro (estande utilizado como espaço de convivência, onde a população terá acesso a diversos materiais de divulgação como panfletos, exibição de vídeos e adesivos). A região foi escolhida em função do Levantamento Rápido de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa)que no mês de janeiro foi de 14,3%, enquanto no município foi registrado índice de 3%.

Fonte: Correio de Uberlandia




Governo de Minas Gerais realiza ações de combate a dengue

     A gravidade da expansão da Dengue em Minas Gerais fez com que o Governo Estadual a estruturar o Programa Estadual de Enfrentamento Permanente da Dengue, lançado em 17/11/2010. Em 2009, mais de 83 mil casos da doença foram notificados em Minas, uma curva ascendente que se manteve em 2010. Até o momento, são aproximadamente 250 mil casos, o que levou o Ministério da Saúde a classificar Minas Gerais como Estado “de alto risco para transmissão de Dengue”.  É grande a possibilidade de uma epidemia em 2011.
Entender o desafio da Dengue como um estado de permanente enfrentamento é justificado pelos dados estatísticos que confirmam a primordialidade de levar o cidadão a assumir uma atitude de adesão e de cooperação ao movimento deflagrado neste Estado.
    Contudo, verificou-se a necessidade de que as ações que fundamentam o Programa sejam sistematicamente renovadas e é por essa razão que a Secretaria de Estado de Saúde promoverá no dia 20/01/2011, o lançamento do site www.guerracontradengue.com.br e o relançamento da ferramenta digital Dengue Ville, aplicativo instalado no Orkut
.
Fonte: Ascom Governo de Minas Gerais

Minas Gerais ganha nova aliada na campanha de combate à dengue

     Na esteira de importantes parcerias já firmadas, chegou a vez da Claro, empresa de telefonia móvel, se unir aoGoverno de Minas no combate à dengue. O diretor regional da Claro, Ricardo César de Oliveira, se reuniu, na semana passada com osecretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, para confirmar a participação da empresa em várias ações consideradas estratégicas na campanha “Agora é guerra. Todos contra a dengue”.
     A parceria inclui ações com enfoque nos clientes e funcionários da operadora. Entre elas a veiculação de curtas-metragens com informações sobre prevenção e combate à Dengue nos aparelhos de televisão instalados nos pontos de venda da rede; inserção do conceito da campanha “Agora é Guerra – Todos contra a Dengue” nas peças promocionais da empresa; e divulgação da campanha em formato SMS e torpedos de voz para os clientes da Claro, o que deve levar a mensagem contra a doença a cerca de três milhões de pessoas.
    Outra ação prevista é a inserção do conceito da campanha contra a dengue nas mídias sociais em que a Claro está presente (Youtube, Facebook, Twitter e blog). Além disso, a Claro vai doar celulares a serem distribuídos como premiação nas ações promocionais que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) desenvolver.
     O secretário Antônio Jorge destacou a importância dessas parcerias ao lembrar o número expressivo de usuários e cooperados que serão novos multiplicadores na eliminação de focos do mosquito. “O cidadão sabe o que fazer. Precisamos agora mobilizá-lo. Para isso, as parcerias com a iniciativa privada, com associações de classe, com grupos empresariais e sociais são fundamentais”, salientou o secretário.
     A criação desta rede de mobilização de parceiros é uma das ações mais representativas do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, lançada em novembro de 2010, pelo governador Antonio Anastasia. Tendo como principal alvo os municípios avaliados como críticos pela Subsecretaria de Vigilância Epidemiológica, a campanha é um esforço para evitar a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti e o consequente crescimento de vítimas da doença no Estado.
     Nesses municípios, a SES-MG, em parceria com as prefeituras, trabalha com equipes de mobilizadores sociais, que preparam a população para a chegada da Força Tarefa.
Ações
     A Força Tarefa, formada por agentes da SES, das prefeituras e por soldados do Exército e da Aeronáutica, atua nos municípios mineiros com maior incidência da dengue, permanecendo em cada cidade por 15 dias. Por meio dessa ação, há uma varredura nas áreas consideradas de risco, com eliminação dos focos do mosquito. Nos pontos de maior circulação de pessoas é montado um Dengômetro, área de convívio social onde as pessoas têm acesso a todo tipo de informação sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença.
     Caminhões que integram a Força Tarefa foram transformados em Dengue Móvel e circulam pelas cidades, obedecendo a roteiros previamente definidos pelas prefeituras, trocando pneus, garrafas pet e latas por material escolar (cadernos, borrachas e lápis).
     Equipes de mobilização social, sempre com o apoio das prefeituras, antes do início das ações, preparam os moradores para receberem a Força Tarefa. Os mobilizadores também estimulam a população a visitar o Dengômetro e a limpar as suas casas e quintais e a trocar o lixo reciclável por material escolar no Dengue Móvel.
    Outra ação do Governo de Minas é a realização de oficinas de mobilização social nos municípios que recebem a Força Tarefa. A proposta das oficinas é qualificar lideranças ligadas a empresas, comércio, sindicatos, igrejas, clubes de serviço, ONGs, escolas, associações de bairros para que se tornem multiplicadores de ações de eliminação dos focos do mosquito Aedes aegipyti e mostrem a importância da participação ativa de cada um e de todos no controle da dengue.


Fonte: www.


aaaaa

Nenhum comentário:

Postar um comentário