domingo, 16 de janeiro de 2011

Ações conjuntas fortalecem o combate à dengue



Ações conjuntas fortalecem o combate à dengue
A Secretaria de Estado de Saúde (SESMG) vem articulando diversas parecerias para a campanha de combate à dengue. A estratégia é envolver setores do poder público, como Secretarias de Estado, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros e setor privado, fazendo com que as ações possam ter maior capilaridade. 

Entre as Secretarias de Estado que estão apoiando a luta contra a dengue, está a Fazenda Estadual, que está providenciando, por meio de sua assessoria jurídica, uma alteração na Resolução 4.015, que instituiu a Comissão Setorial e Regional de Educação Ambiental na SEF. O novo texto vai incluir a atividade de apoio ao Programa de Combate à Dengue. O prazo estimado é até o fim de fevereiro para que ocorra a modificação. 

Além disso, a SEF promoverá a inserção, nos folders da Educação Fiscal, a logomarca da campanha “Agora é Guerra. Todos contra a dengue.”, realizando distribuição de material informativo sobre a doença nas blitzens de IPVA, que serão realizadas no mês de janeiro em diversos municípios. Também está prevista a distribuição dos 800 cartazes da campanha, que vão ser afixados, em aproximadamente, 170 Unidades da SEF em 150 municípios, entre eles os críticos e prioritários, distribuídos da seguinte forma: três para cada município, mais cinco em cada município crítico e mais três em cada município prioritário. Outra ação é a publicação de notícias sobre dengue no informativo interno da Fazenda, que tem mais 4.000 servidores/ leitores em todas as unidades da SEF.

Parceiros externos


Na disponibilização da Força Tarefa, alguns parceiros externos também atuaram de forma decisiva. O Exército forneceu apoio, cedendo efetivo de 145 homens que foram treinados e fazem parte hoje das ações de combate aos focos de infestação, além de oferecer local para treinamento e cessão de veículo de transporte, e autorização de utilização de peça publicitária da campanha no mesmo.

A Aeronáutica também disponibilizou militares que foram treinados e hoje fazem parte das ações de combate aos focos de infestação, além de local para treinamento e cessão de veículo de transporte e autorização de utilização de peça publicitária da campanha no mesmo.

A empresa do seguimento de varejo de eletrodomésticos Ricardo Eletro também apóia a campanha, colaborando com a divulgação de peças publicitárias nos televisores expostos nas lojas, anexando às notas fiscais dos clientes os volantes da campanha. Está prevista a doação de produtos para premiação. 

A Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado (FETCEMG), ofereceu transporte gratuito, como apoio e parceria, para cargas referentes à Campanha de Combate a Dengue para qualquer ponto do Estado, além de disponibilizar as instalações do “Sistema S” para treinamentos e pontos de apoio.

A CESA Logística entrou na Guerra contra a DENGUE e já iniciou ações de mobilização no Centro de Distribuição da AMBEV de Santa Luzia. Também houve ações no CD da AMBEV de Contagem. Além disso, a empresa vai verificar a possibilidade de produção de material da campanha. Está pré-agendada reunião também em Janeiro de 2011 com a AMBEV para ações conjuntas envolvendo contrapartida e ações customizadas.

A empresa de laticínios Itambé que doou 120 mil litros de leite para distribuição na Campanha, além de colocar à disposição da Campanha uma parte de sua embalagem para divulgação do mote da Campanha. Deverá financiar 100% dos livros de receitas que serão distribuídos pela Associação de Supermercado e Associação das Donas de Casa em parceria com a Massas Vilma.

Ações juntos aos três maiores clubes de futebol de Minas, Atlético, Cruzeiro e América, que englobaram entrevistas dos jogadores, abertura de bandeira gigante nos jogos, também são alguns dos exemplos.

Força tarefa

O governo de Minas destinou para o primeiro semestre de 2011, cerca de R$60 milhões para o combate à dengue. A Força Tarefa é formada por 432 pessoas, sendo 200 soldados do Exército, 40 da Aeronáutica e 192 agentes de saúde. Essas pessoas farão uma varredura nas áreas consideradas de risco, visitando casas, percorrendo lojas comerciais e lotes baldios para eliminar os possíveis focos do mosquito. Além disso, a Força Tarefa conta com dez ônibus para dar suporte às equipes de trabalho; 70 carros fumacê; 600 bombas costais; nove caminhões (Dengue móvel) e 20 Dengômetros. As grandes inovações apresentadas pela Força Tarefa são: o Dengue móvel e o Dengômetro. 

O Dengômetro é um espaço de convivência e acesso às informações sobre a dengue. Ele é instalado nos pontos de maior circulação de pessoas e em áreas de convívio social. Nos dengômetros, pessoas treinadas pela SES-MG alertam sobre a importância da participação de todos na prevenção e controle da doença. O Dengue Móvel, por sua vez, é um caminhão que percorre os bairros trocando entulhos recicláveis por material escolar. Latas, garrafas pets e pneus serão trocados por cadernos, borrachas e lápis, para estimular a população a retirar de casa os objetos que possam acumular água e virar possíveis criadouros do mosquito.


on

Nenhum comentário:

Postar um comentário