terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Em 15 dias ES registrou mais de 1,2 mil casos de dengue


O Espírito Santo registrou um total de 1.294 notificações de dengue entre o dia dois e o dia 15 de janeiro. Neste período foram registrados 23 casos graves da doença (dengue com complicação e dengue hemorrágica). Da primeira semana epidemiológica (02 a 08/01) a segunda (09 a 15/01) houve um aumento de 20 casos - 637 e 657, respectivamente.

Em todo o ano passado houve 40.761 registros de dengue, com 1.829 notificações da forma grave da doença, incluindo 16 óbitos confirmados e quatro em investigação.

Na primeira quinzena de janeiro de 2011 os municípios que registraram maior incidência foram Pinheiros (623,7), Marilandia (162,1), Bom Jesus do Norte (158,2), Colatina (70,7) e Viana (55,4). A incidência calcula a quantidade de casos de uma doença em relação ao número de habitantes.

De acordo com Arline Alves Zardo, gerente do departamento de Vigilância em Saúde do município, a incidência é calculada com base no número de notificaçoes feitas, ou seja, com base no número de casos que o profissional suspeitou que fosse Dengue. Em 2009 com a implantação de uma equipe de vigilância dentro do Pronto Atendimento Municipal, esse número aumentou significativamente, pois, segundo ela, o índice de subnotificação é muito baixo. Isso não significa que estamos com um número elevado de casos positivos.
 
"Em relação ao controle do vetor, trabalhamos sistematicamente no controle da doença e prevençao de epidemia, eliminando e tratando criadouros com o trabalho do Agente de Combate às Endemias realizando visita domiciliar diariamente em todo o município. Além disso, realizamos investigação e intervenção nos casos de denúncias e solicitações da comunidade. Bloqueio de casos com UBV portátil quando necessário", acrescentou.
 
Como se prevenir: 
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d'água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d'água) e mantê-los sempre limpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário