quarta-feira, 4 de maio de 2011

Paraná aproveita baixas temperaturas para ampliar combate à dengue ...

O combate à dengue deve ser intensificado no Paraná, com a chegada das temperaturas mais frias, segundo informou hoje a Secretaria Estadual de Saúde. Como o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti é mais lento nessa época do ano, as equipes de saúde pretendem eliminar os criadouros, reduzindo os casos de dengue no próximo verão.

Lançado no dia 27 de março, o novo Programa Estadual de Controle da Dengue vai nortear as ações do Estado em relação à assistência aos doentes, vigilância epidemiológica e controle do mosquito. O programa também abrange a comunicação, mobilização e responsabilização dos gestores.

De acordo com o novo programa, a secretaria incentivará a criação de comitês intersetoriais de controle da dengue em todos os municípios do Estado. Outro ponto é a criação de ouvidorias municipais que estarão preparadas para receber denúncias, reclamações e solicitações relacionadas à dengue. Assim que a ouvidoria estiver estruturada, o número de contato deve ser divulgado em todas as unidades de saúde do município para amplo conhecimento do cidadão.

Segundo informe da secretaria, divulgado ontem, foram confirmados 16.284 casos da doença este ano no Paraná, sendo 15.952 autóctones (contraídos dentro do Estado) e 332 importados. Desse total, 106 foram casos graves da doença (febre hemorrágica ou dengue com complicações) e 13 mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário