sexta-feira, 29 de abril de 2011

Chega a 43 número de mortes por dengue no Rio de Janeiro

O número de mortes causadas por dengue no estado do Rio de Janeiro chegou a 43, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira (27) pela Secretaria estadual de Saúde. São 14 municípios com registro de mortes, mas a capital é onde foram contabilizados o maior número: 14.
Segundo a secretaria, os outros municípios que tiveram registro de mortes foram: Nova Iguaçu (3), Duque de Caxias (4), Magé (2), Cabo Frio (1), São Gonçalo (7), Maricá (1), Mesquita (2), São João do Meriti (4) e São José do Vale do Rio Preto (1), Bom Jesus de Itabapoana (1), Itaocara (1), Itaperuna (1), Rio das Ostras (1).
De 2 de janeiro a 23 de abril foram notificados 63.996 casos suspeitos de dengue.
No total, 18 municípios estão com índices de epidemia de dengue no estado: Bom Jesus de Itabapoana, Santo Antonio de Pádua, Cantagalo, Mangaratiba, Cordeiro, Guapimirim, Seropédica, Magé, Silva Jardim, Cabo Frio, Macuco, Iguaba Grande, Quissamã, Rio das Ostras, Angra dos Reis, Mesquita, Vassouras e Cambuci.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde infirmou que continua sendo observada a redução no número de notificações em alguns municípios: Bom Jesus de Itabapoana, Seropédica, Magé, Santo Antonio de Pádua, entre outros 10 municípios que também apresentam redução na quantidade de notificações.
Dengue tipo 4
Na capital, nos três primeiros meses do ano,
o
 número de casos já é maior do que o total dos anos de 2010 e 2009 somados.

No dia 23 de março, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio confirmou os dois primeiros casos de dengue tipo 4 no estado. Segundo o secretário Sérgio Côrtes, a confirmação foi dada pela Fiocruz.

As infectadas, conforme informações da secretaria, são as irmãs e estudantes universitárias Caroline, de 22 anos, e Bárbara, de 21, que estão em casa e passam bem. Uma delas precisou ser internada, com fortes dores abominais.

Centro de hidratação
Para enfrentar a doença, a Prefeitura do Rio criou 13 novos centros de hidratação para combater o avanço da dengue na capital fluminense. Com mais de 10 mil casos registrados, a cidade tem nos locais, que funcionam dentro de postos de saúde, estrutura para aplicação de soro e realização de exames de plaquetas nos pacientes. Os postos funcionam todos os dias, das 8h às 20h, inclusive em feriados e fins de semana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário