sexta-feira, 10 de junho de 2011

8 mil casos de dengue no Para !!!

Informe da Sespa confirma mais de 8 mil casos de dengue
09/06/2011 17:51
Diminuir fonte Aumentar fonte
Da Redação
Agência Pará de Notícias
O15º Informe da Situação da Dengue no Pará, divulgado nesta quinta-feira (8), pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), aponta que de 1º de janeiro a 28 de maio foram notificados 17.613 casos da doença, dos quais 8.229 foram confirmados, sendo 8.107 de dengue clássica (DC), 98 de dengue com complicação (DCC), 21 de febre hemorrágica da dengue (FHD) e três casos de síndrome do choque da dengue (SCD).
De acordo com dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), os municípios com mais casos notificados são Belém (1.854), Santarém (1.543), Altamira (1.524), Parauapebas (1.023), Marabá (1.022), Tucuruí (616), Ananindeua (603), Itaituba (455) e Paragominas (453). Em relação aos casos confirmados, os municípios com maior registro são Santarém (1.428), Altamira (1.360), Marabá (1.014), Parauapebas (961), Tucuruí (590) e Paragominas (435).
Já foram registrados oito óbitos por dengue no Estado, sendo três em Belém, dois em Pacajá, um em Santarém, um em Soure e um em Tucuruí. Ainda há nove mortes que podem ter sido causadas por dengue, e continuam sendo investigadas.
Até agora foram confirmados 21 casos de dengue tipo 4 (DENV4), sendo 18 em Belém, um em Ananindeua, um em Oriximiná e um em Dom Eliseu.
Os 18 casos de dengue tipo 4 em Belém ocorreram em nove bairros - Maracacuera, Águas Negras, Tenoné, Pratinha, Cabanagem, Marambaia, Marco, Canudos e Condor. Em todos os casos os pacientes não apresentaram manifestações hemorrágicas e foram curados.
Avaliação - Para minimizar o impacto da circulação do novo vírus, as Vigilâncias Epidemiológicas de Belém e Ananindeua realizaram investigação de campo para avaliar os casos e determinar a amplitude da circulação viral, além de identificar onde os pacientes se infectaram e intensificar o combate ao mosquito adulto e às larvas, por meio de controle biológico e químico.
No que tange à pesquisa sobre circulação dos tipos de vírus em Belém, a Sespa informa que foram examinadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) 399 amostras de sangue encaminhadas pelas Unidades Sentinelas e pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), das quais 79 tiveram resultado positivo para a dengue e foram enviadas ao Instituto Evandro Chagas para análise.
Só a Unidade Sentinela do Hospital Abelardo Santos encaminhou 271 amostras, das quais 44 deram positivo para dengue. A finalidade desse trabalho é apenas identificar os sorotipos que estão circulando pela cidade.
Seguindo diretriz do Ministério da Saúde, continua a vigilância de casos graves e óbitos suspeitos de dengue, exigindo que os municípios informem em 24h à Coordenação Estadual de Controle da Dengue a ocorrência de casos graves ou suspeita de óbito pela doença. O objetivo é realizar o bloqueio vetorial na área e evitar que mais pessoas adoeçam.
Foram internadas 563 pessoas com suspeita de dengue, sendo 350 em Belém, e 213 em outros municípios paraenses. Desses, sete pacientes continuam sob avaliação médic

Nenhum comentário:

Postar um comentário