terça-feira, 21 de junho de 2011

Piauí tem 8.690 notificações de dengue ( até quando vamos receber notícias como essa )

Em três dias, a Secretaria da Saúde (Sesapi) catalogou mais 351 novas notificações de dengue. No boletim da Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica da última terça-feira (14), o Estado tinha 8.339 registros da doença. Nesta sexta-feira (17), o número subiu para 8.690. Somente em Teresina, já são 3.184 casos.
Quando é feita a comparação entre junho deste ano e o mesmo período de 2010, os dados são ainda mais preocupantes. Ano passado, a contagem era bem inferior, em somando 5.287 notificações. O aumento é de 64,4%. Outra revelação é uma leve alteração no número de casos de Febre Hemorrágica do Dengue, de quatro para seis pacientes. A Dengue com Complicação permanece com 30 notificações e não há notificações de Síndrome do Choque por Dengue.
Até essa sexta-feira estão confirmados somente dois óbitos em decorrência da doença. As equipes da Sesapi continuam sendo deslocadas para o interior do Estado a fim de reforçar ações de controle da dengue junto às autoridades nos municípios. “Também estamos treinando agentes de controle de endemias nas cidades do interior. Essa semana, por exemplo, estamos na região de Oeiras”, diz Inácio Pereira, coordenador de Vigilância Ambiental da Sesapi.
O técnico reforça o pedido para que a população mantenha o cuidado com a higiene dos domicílios e mantenha reservatórios de água fechados. “Após o período chuvoso aumentam os riscos dos focos da doença e é importante que as pessoas se mantenham vigilantes, porque há uma tendência de aumento nos casos”, sinaliza.
Veja os municípios mais afetados pela dengue no Piauí Acauã (84 casos) Avelino Lopes (67 casos), Bom Jesus (253 casos), Cocal (61 casos), Corrente (142 casos), Esperantina (160 casos), Floriano (92 casos), Jacobina (77 casos), Luís Correia (139 casos), Matias Olímpio (173 casos), Monsenhor Hipólito (88 casos), Parnaíba (527 casos), Paulistana (162 casos), Pedro II (166 casos), Picos (125 casos), Piracuruca (175 casos), Piripiri (831 casos), Redenção do Gurguéia (105 casos), São João do Piauí (59 casos), Teresina (3.367 casos).

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Número de mortes por dengue este ano no Rio é três vezes maior do que 2010!!!

Entre janeiro e junho de 2011, foram registradas 95 mortes. No mesmo período do ano passado, foram 21 óbitos

Balanço divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (8) informa que, de 2 de janeiro até o último dia 4, o Estado registrou 95 mortes em consequência da dengue.
Segundo a pasta, no período, foram notificados 122.086 casos suspeitos da doença. Só neste mês, o número de notificações chegou a 44. Em maio, foram 20.923.
Em relação ao mesmo período do ano passado, o número de mortes em 2011 é três vezes maior (em 2010, foram 21 óbitos entre janeiro e 9 de junho).
A quantidade de notificações este ano é sete vezes maior do que em 2010, que somou 15.012 suspeitos da doença até junho.
A capital lidera o número de óbitos, com 31 vítimas. Em segundo lugar, aparecem os municípios de São Gonçalo, na região metropoliltana, e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, com nove mortes cada. Nova Iguaçu, também na baixada, vem logo atrás, com oito óbitos.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, dez municípios enfrentam epidemia de dengue: Cordeiro, Silva Jardim, Cabo Frio, Macuco, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Angra dos Reis, Mendes, Volta Redonda e Cambuci.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Rio Grande do Norte em estado de calamidade pública !!!

RN já tem 14 mil casos de dengue
Secretário informa que previsão dos especialistas era de apenas 2 mil ocorrências da doença ao longo de 2011


O número notificações de casos de dengue no Rio Grande do Norte já chega a 14 mil. A informação foi dada ontem pelo secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, durante uma audiência de autoridades públicas do setor com deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Na ocasião, Arruda também destacou que, no início de 2011, especialistas previam que a doença não atingiria mais do que 2 mil pessoas, ao longo de todo o ano, no estado.


Arruda: estado registrou maior número pacientes em situação grave no NE Foto :Carlos Santos/DN/D.A Press
Ao longo da audiência, o secretário também lamentou o fato do estado ter o maior número de casos graves da região Nordeste, situação que alarmou o Ministério da Saúde. Segundo ele, um dos problemas da alta incidência da doença em Natal foi a irregularidade da coleta de lixo. Domício Arruda afirmou que todas as cidades brasileiras que tiveram problema com o lixo aumentaram proporcionalmente os números de casos de dengue.

Ajuda

Outro encontro para debater problemas relacionados à dengue, que aconteceu ontem, ocorreu na Sesap e contou com o coordenador do Plano Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho. Da discussão, as autoridades da área saíram com a informação de que a epidemia da doença passará a ser combatida e tratada com ajudas substanciais do Governo Federal, em 10 ou 15 dias. Giovanini Coelho reuniu-se com os secretários de saúde do Estado e de Natal.

Dentro de uma semana, os primeiros investimentos já deverão ser realizados em hospitais de Natal. Segundo Domício Arruda, leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) deverão ser instalados nos próximos dias. "Já na próxima semana, dez leitos voltados para o tratamento semi-intensivo serão abertos no Hospital Infantil Maria Alice, para tratamento de casos de dengue", afirmou ele. Já no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel passará a funcionar uma unidade inteira de terapia intensiva, voltada exclusivamente para o tratamento de pacientes com a doença, dentro de 15 dias.

Para isso, o Governo do Estado contará com a parceria da Prefeitura Municipal do Natal para a contratação de médicos e enfermeiros que componham o quadro de saúde dos hospitais e as unidades possam ser abertas.

Acompanhando o seu desenvolvimento comum, a epidemia deverá acabar dentro de 60 dias. Por isso, os investimentos na área de tratamento e combate deverão ser urgentes. Segundo o que foi acertado na reunião, até a próxima quarta-feira os executivos estadual e municipal deverão apresentar planos de combate emergenciais ao Ministério da Saúde. "Assim que os projetos chegarem ao ministério serão prontamente analisados e a verba será liberada", afirma Giovanini Coelho. Segundo ele, o principal objetivo deste momento, em que a epidemia está próximo do fim, é impedir as mortes. O estado já teve registrados, até o dia 14 de maio, 22 casos de óbitos suspeitos de serem causados pela doença.
 

8 mil casos de dengue no Para !!!

Informe da Sespa confirma mais de 8 mil casos de dengue
09/06/2011 17:51
Diminuir fonte Aumentar fonte
Da Redação
Agência Pará de Notícias
O15º Informe da Situação da Dengue no Pará, divulgado nesta quinta-feira (8), pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), aponta que de 1º de janeiro a 28 de maio foram notificados 17.613 casos da doença, dos quais 8.229 foram confirmados, sendo 8.107 de dengue clássica (DC), 98 de dengue com complicação (DCC), 21 de febre hemorrágica da dengue (FHD) e três casos de síndrome do choque da dengue (SCD).
De acordo com dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan), os municípios com mais casos notificados são Belém (1.854), Santarém (1.543), Altamira (1.524), Parauapebas (1.023), Marabá (1.022), Tucuruí (616), Ananindeua (603), Itaituba (455) e Paragominas (453). Em relação aos casos confirmados, os municípios com maior registro são Santarém (1.428), Altamira (1.360), Marabá (1.014), Parauapebas (961), Tucuruí (590) e Paragominas (435).
Já foram registrados oito óbitos por dengue no Estado, sendo três em Belém, dois em Pacajá, um em Santarém, um em Soure e um em Tucuruí. Ainda há nove mortes que podem ter sido causadas por dengue, e continuam sendo investigadas.
Até agora foram confirmados 21 casos de dengue tipo 4 (DENV4), sendo 18 em Belém, um em Ananindeua, um em Oriximiná e um em Dom Eliseu.
Os 18 casos de dengue tipo 4 em Belém ocorreram em nove bairros - Maracacuera, Águas Negras, Tenoné, Pratinha, Cabanagem, Marambaia, Marco, Canudos e Condor. Em todos os casos os pacientes não apresentaram manifestações hemorrágicas e foram curados.
Avaliação - Para minimizar o impacto da circulação do novo vírus, as Vigilâncias Epidemiológicas de Belém e Ananindeua realizaram investigação de campo para avaliar os casos e determinar a amplitude da circulação viral, além de identificar onde os pacientes se infectaram e intensificar o combate ao mosquito adulto e às larvas, por meio de controle biológico e químico.
No que tange à pesquisa sobre circulação dos tipos de vírus em Belém, a Sespa informa que foram examinadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) 399 amostras de sangue encaminhadas pelas Unidades Sentinelas e pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), das quais 79 tiveram resultado positivo para a dengue e foram enviadas ao Instituto Evandro Chagas para análise.
Só a Unidade Sentinela do Hospital Abelardo Santos encaminhou 271 amostras, das quais 44 deram positivo para dengue. A finalidade desse trabalho é apenas identificar os sorotipos que estão circulando pela cidade.
Seguindo diretriz do Ministério da Saúde, continua a vigilância de casos graves e óbitos suspeitos de dengue, exigindo que os municípios informem em 24h à Coordenação Estadual de Controle da Dengue a ocorrência de casos graves ou suspeita de óbito pela doença. O objetivo é realizar o bloqueio vetorial na área e evitar que mais pessoas adoeçam.
Foram internadas 563 pessoas com suspeita de dengue, sendo 350 em Belém, e 213 em outros municípios paraenses. Desses, sete pacientes continuam sob avaliação médic

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tragédia na saúde !!! Em 24 horas, Rio confirma quase 1.000 novos casos de dengue

Os casos de dengue na cidade do Rio de Janeiro chegaram a 56.026 notificações confirmadas. Em apenas 24 horas, a capital fluminense anuncia 993 pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypt, de acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (6) pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. 

Para diminuir a possibilidade de subnotificação, principalmente na rede privada de saúde, cerca de 50 profissionais de saúde da rede privada participam na quinta-feira (2) de um treinamento promovido pelo Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro, para diagnosticar precocemente casos de dengue. 

A medida foi tomada por que os órgãos responsáveis pela captação das notificações de dengue e os especialistas consultados pelo R7afirmam que a maior parte dos casos não informados ao poder público não são repassados pelas instituições particulares. 

Com esse diagnóstico, o número oficial de casos de dengue no Estado do Rio de Janeiro pode ser bem maior do que o contabilizado pela secretaria de saúde, segundo admite o superintendente de Vigilância Ambiental e Epidemiológica do Estado, Alexandre Chieppe. De acordo com ele, embora em escala menor, há subnotificações em quantidades consideráveis, que beiram a quase 50% dos casos leves. 


Mortes por dengue 

Somente este ano, 88 pessoas morreram de dengue no estado do Rio, 31 apenas na capital fluminense. De acordo com o último balanço, divulgado na última quarta-feira (1º) pela Secretaria Estadual de Saúde, de 2 de janeiro a 28 de maio foram notificados 117.922 casos suspeitos da doença. 

Mobilização para acabar com focos 

A segunda mobilização contra a dengue na cidade do Rio de Janeiro identificou e destruiu 5.466 focos do mosquito Aedes aegypt e 6.611 possíveis criadouros, no último sábado (4). A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. 
Ao todo, 10 mil pessoas participaram da ação, entre voluntários e funcionários da prefeitura. Os agentes percorreram cerca de 700 km em diversos pontos da cidade.